A higienização sempre foi um fator essencial para a manutenção da qualidade dos óculos e segurança durante seu uso, mas em tempos de pandemia a prática se tornou ainda mais importante. Entretanto, a limpeza dos óculos pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece.
Para simplificar esse processo, separamos três dicas:
✔Use sabão neutro e água fria para lavar as lentes. Comece molhando as lentes, depois esfregue-as delicadamente e enxágue até retirar completamente o sabão;
✔As hastes também devem ser lavadas com sabão neutro e água corrente. Entretanto, assim como no processo de limpeza das lentes, deve-se utilizar movimentos delicados.
✔Ao terminar de lavar os óculos, incline as lentes contra a luz para certificar-se de que estão bem limpas. Caso não estejam, basta repetir o processo.
✔Nunca exponha os óculos ao sol com intuito de secá-los, isso pode manchar as lentes. Após lavá-los, seque-os com muita delicadeza, utilizando flanelas ou lenços de papel macios;
✔Jamais esfregue as lentes com força, isso pode riscá-las, diminuindo a vida útil dos óculos e dificultando a visão ao utilizá-los.
Outra dica importante é realizar a higienização frequente dos óculos, evitando o acúmulo de bactérias e microrganismos.